domingo, 14 de outubro de 2012

Masters Final : Carlsen vence, uma vez mais, em cima da meta

RONDA 9
Sabia-se que era apenas uma questão de tempo para que a nova guarda começasse a vencer a velha, e a nona ronda foi disso prova, quando Magnus Carlsen quebrou, finalmente, o empate entre ele e Vishy Anand, vencendo após uma batalha tensa. Caruana continuou na luta pela vitória na prova batendo Aronian após o arménio ter falhado um sacrifício especulativo, e o espanhol Vallejo construiu uma vantagem que lhe daria os três pontos mas, em apuros de tempo, viu essa possível vitória transformar-se em derrota.

          Ronda 9 Sexta, 12.outubro.2012
Sergey Karjakin
1-0
Francisco Vallejo
Magnus Carlsen
1-0
Viswanathan Anand
Fabiano Caruana
1-0
Levon Aronian

RONDA 10

Magnus Carlsen mostrou uma vez mais porque é o número um do mundo. Com um atraso de quatro pontos desde S. Paulo, recuperou-os na totalidade em apenas duas rondas para vencer em "photo finish" este Masters Final. Jogou de forma simples nesta partida frente a Aronian mas também por um lugar na história deste torneio caso vencesse o arménio. Caruana confiou em demasia que o empate frente a Vallejo lhe daria possibilidades de obter a vitória final e, ao décimo lance já se viram repetições para, ao décimo nono, terminar por repetições efetivas.  No outro jogo um empate foi o mais natural, já que ambos não tinham qualquer ambição de poder deixar a sua marca.

       Ronda 10 Sábado 13.Outubro.2012
Francisco Vallejo
½-½
Fabiano Caruana
Levon Aronian
½-½
Magnus Carlsen
Viswanathan Anand
½-½
Sergey Karjakin

Carlsen e Caruana disputaram, assim, a vitória no torneio através de um tie-break em partidas blitz. Aí, o norueguês foi, uma vez mais, superior.
Se Carlsen venceu, na primeira partida, com relativa facilidade, na segunda, uma abertura desastrosa do italiano conduziu-o à derrota em apenas dez lances. Carlsen vencia por 2-0 e punha um ponto final na questão do título.
 
 
Uma palavra para a fraca prestação do campeão do mundo que se apresentou nesta competição nada ambicioso e que, em dez jogos, não conseguiu vencer uma única vez, tendo registado nove empates e uma derrota. 
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL (antes do tie-break)
#NomeFedEloPts
1Caruana, Fabiano ITA277317
2Carlsen, Magnus NOR284317
3Aronian, Levon ARM281611
4Karjakin, Sergey RUS277810
5Anand, Viswanathan IND27809
6Vallejo Pons, Francisco ESP26976

Sem comentários: